Em negociação com a Unimed, Sindicato consegue reajuste de 6% para começar só em 2023

No final de agosto, a Unimed Leste Paulista informou ao Sindicato dos Servidores que o índice de reajuste deste ano seria de 25,66% para a data de aniversário do plano, em outubro. Depois de algumas conversas, o Sindicato conseguiu diminuir esse reajuste para 6% e ainda lançar só para janeiro de 2023 esse aumento, conseguindo assim a data mais próxima do nosso reajuste, para afetar menos o bolso do servidor.

Alterou também a forma de coparticipação, ficando agora em valores fixos para melhor entendimento do servidor.

Na coparticipação, houve reajuste na consulta em consultório, ambulatório e alguns exames que abaixaram, além de uma taxa nova de internação. O teto máximo por exames e procedimentos não teve aumento, seguindo os R$ 80.
Vale destacar que o reajuste proposto é decorrente da revisão anual dos custos dos contratos de planos de saúde, tendo por objetivo restabelecer um equilíbrio financeiro.

Nos contratos coletivos empresariais, o percentual de reajuste apurado leva em conta a utilização dos serviços por parte dos usuários e a inflação do período.

O reajuste técnico só é negociado quando o gasto com assistência médica supera a meta de 75% do total da receita com mensalidades, ameaçando o equilíbrio financeiro.

Segue abaixo os valores combinados das coparticipações fixas:

– Consulta Consultório – R$ 40

– Consulta Pronto Atendimento – R$ 50

– Terapias por Sessão (Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Nutricionista) – R$ 15

– Glicose, Ureia, Creatinina, TGO, TGP, Hemograma, Rotina de Urina, Fator Reumatóide – R$ 2,50

– Hemoglobina Glicada, Cálcio Ionico, Beta HCG, etc. – R$ 5

– Fisioterapia (joelho, coluna, ombro, punho, etc) – R$ 10

– Vitamina D, TSH, T4 Livre, Vitamina B12, etc – R$ 10

– Ferratina, Zinco, PSA, Hepatite C, HIV, etc. – R$ 20

– Dimero D, Ca125, Chlamydia PCR, etc. – R$ 40

– Covid, Fator V de Leiden, etc. – R$ 30

– RX (tórax, coluna, crânio, etc) – R$ 30