Nota oficial do Sindicato dos Servidores em relação à folha de pagamento dos ativos (Credivista)

Com respeito e consideração, dirigimos esta nota aos servidores públicos municipais de São João da Boa Vista e instituições envolvidas. Inicialmente, gostaríamos de chamar a atenção para o Edital 0025/23 (PP) e suas alterações, um tema que tem despertado um considerável interesse e preocupação entre os servidores públicos desta cidade.

A crescente procura por orientações e esclarecimentos por parte dos servidores é um reflexo direto dessa inquietação, evidenciando a relevância de uma manifestação clara e decisiva de nossa entidade sindical sobre o assunto em questão. Estamos cientes da responsabilidade que recai sobre nós em defender os interesses e direitos desses servidores.

Nesse contexto, promovemos reuniões tanto com os representantes da Cooperativa de Crédito Mútuo dos Servidores Municipais de São João da Boa Vista – Credivista quanto com representantes do Departamento de Administração da Prefeitura de São João. Esses encontros foram essenciais para entendermos e no que poderíamos colaborarmos.

Durante essas interações, foi solicitado a cooperativa que apresentasse uma proposta direta à Prefeitura. Até o momento, não temos conhecimento dessa devolutiva da cooperativa, o que aumenta a urgência em encontrar alternativas para atender às necessidades dos nossos servidores públicos municipais sindicalizados.

Diante deste cenário, propomos o seguinte: que a Prefeitura estabeleça um convênio direto com a Credivista, no qual a contrapartida financeira (discutida entre Prefeitura e cooperativa) seja repassada diretamente para o São João Prev (Instituto de Previdência) no Plano Previdenciário.

Esta medida não apenas garantiria aos servidores de continuar com os serviços prestados pela Credivista, mas também contribuirá para a sustentabilidade financeira do São João Prev, auxiliando na redução do déficit atuarial, além do repasse ser feito mensalmente, o que geraria um impacto menor aos cooperados.

Reiteramos o compromisso do Sindicato dos Servidores em defender os interesses e direitos da categoria, buscando sempre soluções que promovam o bem-estar e a segurança dos servidores públicos municipais de São João, priorizando sempre o diálogo construtivo como meio de resolução de conflitos e evitando abordagens oportunistas ou com cunho eleitoreiro.

Além disso, sugerimos que as autarquias que não possuem convênios firmados ou no ato de sua renovação, adotem uma abordagem semelhante, buscando convênios diretos que possam gerar benefícios para os servidores e futuramente diminuir o aporte realizado por esses entes.

Diretoria do Sindicato dos Servidores

2024-2027