Construída em duas mãos, Sindicato e Prefeitura acertam negociação do dissídio

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais negociou o dissídio com a prefeita Teresinha, que será aplicado a partir de janeiro de 2022.
A proposta construída nesse período foi a seguinte: 9% de dissídio a partir de janeiro de 2022 e aumento do vale-alimentação para R$ 250. E, no mês de julho de 2022, reajuste salarial em mais 2% e novo aumento no vale alimentação para R$ 350.
“Estamos passando por um momento muito complicado em nossas vidas e, apesar da maioria dos serviços estarem voltando a funcionar e da vacinação estar acontecendo de forma efetiva, ainda temos um problema que está assustando a todos: o nosso poder de compra tem diminuído ao longo do tempo e se agravou com a situação da pandemia”, disse o presidente da entidade, João Henrique de Paula Consentino.

Reunião: participaram os diretores do Sindicato, Nicelma Cristiane de Souza, Sebastião Felix da Silva Junior, Paulo Cesar Daniel da Costa; além da prefeita Teresinha, o presidente João Henrique de Paula Consentino e o diretor de Recursos Humanos da Prefeitura, Rafael Magalhães de Oliveira (Divulgação/Prefeitura de São João)

A diretoria do Sindicato não mediu esforços para compreender os números contábeis da Prefeitura, que é a maior empresa de São João, para fazer uma proposta justa de dissídio. E isso foi feito!
Desde abril foram realizadas diversas reuniões com a prefeita Teresinha, que entende a importância do servidor para o município e em todas as reuniões recebeu muito bem o Sindicato, sempre disposta. Mas, devido a lei federal 173/2020, que proíbe dissídios e aumentos salariais até 31 de dezembro de 2021, teremos o dissídio aplicado a partir de janeiro de 2022.
“Somos uma categoria que não parou durante a pandemia. Desde agosto de 2020 não tivemos reajuste salarial”, afirmou.
O Sindicato não teve mais evolução funcional desde março de 2020, o que tirou a possibilidade de atingir o prêmio assiduidade e outros benefícios. Em maio deste ano, a contribuição previdenciária aumentou de 11% para 14%.
“Nós da diretoria entendemos que essa é uma proposta adequada para o momento, onde esses percentuais, por ora, irão minimizar uma parte das perdas salariais que tivemos ao longo dos últimos anos”, comentou.
Por fim, o Sindicato informa que fechou nesta proposta, por acreditar que para o momento é a melhor opção.
Na manhã desta quarta-feira (4), a diretoria do Sindicato dos Servidores esteve no Pátio Centralizador de Serviços para comunicar aos servidores que o dissídio será aplicado a partir de janeiro de 2022.
Os funcionários presentes receberam a notícia com bastante entusiasmo e aprovaram o acordo realizado.

Teresinha comentou sobre a negociação realizada com o Sindicato. “Desde o começo de nossa gestão temos tratado o servidor público como parceiro, com um diálogo aberto, verdadeiramente participativo. Minha equipe estudou a melhor proposta para a categoria e fico feliz que a negociação tenha transcorrido de forma rápida e coerente. Isto reforça nosso compromisso com os servidores”, afirmou a prefeita.

Pátio: presidente do Sindicato comunica que o dissídio será aplicado em janeiro de 2022 (Assessoria Sindicato dos Servidores)