Mãe e filho lançam romance de época em São João

Servidora e educadora Cláudia Cristiane Cunha

A associada do Sindicato dos Servidores e educadora Cláudia Cristiane Cunha, lançou o livro ‘A Jardineira’, em colaboração com seu filho, o jornalista Matheus Lianda. Para adquirir a obra na pré-venda e ajudar os autores, que precisam bater uma meta em novembro para financiar a impressão dos volumes, basta entrar em contato com Matheus pelos perfis @matheuslianda e @livroajardineira pelo Instagram ou pelo número (19) 992 965 327 no WhatsApp. Outra opção é acessar o site oficial, onde há todas as informações sobre a obra e outros conteúdos: www.livroajardineira.com.

“Eu estava procurando um livro sobre o pedagogo alemão Friedrich Froebel, o idealizador do Jardim de Infância, mas não encontrei exatamente o que queria”, relembrou Cláudia, professora do ensino infantil da rede municipal de São João da Boa Vista há 20 anos. “Então resolvi escrever esse livro como eu imaginava. É uma homenagem a Froebel e a todos os educadores”.

Para o coautor Matheus, participar de todo o processo foi um privilégio. “Minha mãe confiou em mim para ajudá-la a realizar seu sonho. Desde que peguei o primeiro manuscrito, o potencial da história me surpreendeu. Não consigo imaginar alguém que não leia ‘A Jardineira’ sem se divertir, se emocionar e descobrir muitas coisas novas”, garantiu.

ENREDO

A obra conta a história da professora Celine Miller. Em sua infância, ela frequentou a escola de normalistas para dominar a arte de ensinar. Na época, porém, as salas de aula eram ambientes rígidos, sem espaço para a criatividade ou metodologias inovadoras de ensino. No auge de sua insatisfação com a profissão, ela se depara com um livro do pedagogo Friedrich Froebel em uma biblioteca; enquanto consome seu conteúdo, tem uma epifania e passa a aplicar os ensinamentos em sala de aula.

As novas ideias, entretanto, são contestadas por seus superiores, colegas e pais de alunos, que rejeitam a disrupção no sistema estabelecido, a despeito dos bons resultados que Celine obtém. Com o apoio incondicional de seu companheiro, Mathew, Celine precisa encontrar forças para lutar contra o sistema pelo bem de seus alunos e por tudo aquilo em que passou a acreditar.

“O meu anseio é que todos os professores conheçam a metodologia e o trabalho de Froebel”, afirmou Cláudia, que destaca a importância da obra não apenas para educadores, mas para todo o público. “A pedagogia não se restringe às escolas, ela está nos hospitais, nas empresas, nos projetos sociais e em outros contextos. A educação está em todas as partes: pais, mães, avós, tios, todos somos educadores”, concluiu.